Capa » Estética » Bioestimulador de colágeno: quais são os benefícios e a partir de quando pode ser feito?

Bioestimulador de colágeno: quais são os benefícios e a partir de quando pode ser feito?

Com um aspecto natural, o tratamento proporciona rejuvenescimento progressivo, sem a necessidade de intervenções invasivas ou artificiais

São Paulo, julho de 2025 – O bioestimulador de colágeno é um tratamento injetável que visa melhorar a firmeza e a textura da pele, combatendo a flacidez, as rugas e a perda de volume, ao estimular a produção da proteína na área tratada. A grande vantagem do procedimento está nos resultados discretos, progressivos e com baixa chance de efeitos adversos.

Indicado para homens e mulheres que buscam rejuvenescimento facial ou corporal, o tratamento com bioestimulador pode ser realizado em áreas como o rosto, pescoço, abdômen e glúteos. Para a especialista da Clínica Omint Odonto e Estética, Dra. Fabiana Mostafa, o procedimento é ideal tanto para quem já apresenta sinais de envelhecimento quanto para a prevenção.

“A idade média recomendada para iniciar o tratamento é entre 30 e 50 anos, dependendo mais da necessidade individual do que de um número específico. No entanto, existem algumas orientações gerais baseadas na fisiologia da pele e na prevenção do envelhecimento. A partir dos 30 anos, a produção natural de colágeno começa a diminuir cerca de 1% ao ano”, ressalta a especialista.

Quais são os tipos de bioestimuladores e para que servem? 

  • Ácido Poli-L-Láctico: redefine o contorno facial e combate a flacidez.
  • Hidroxiapatita de Cálcio: aumenta a firmeza e melhora a textura da pele.
  • Policaprolactona: combina o aumento de volume com a bioestimulação. 

Principais cuidados no pré e pós-procedimento

Pré-procedimento: evitar medicamentos que aumentem o risco de sangramento (como anti-inflamatórios e alguns suplementos), evitar o consumo de álcool e realizar o procedimento com a pele limpa. 

Pós-procedimento: evitar exposição solar, realizar massagens locais (quando indicado para determinados tipos de bioestimuladores) e evitar atividades físicas intensas nas primeiras 48 horas.

Efeitos colaterais e contraindicações

Embora os efeitos colaterais sejam raros, podem ocorrer hematomas, inchaço ou sensibilidade. O procedimento é contraindicado para gestantes, lactantes e pessoas com doenças autoimunes ativas ou infecções locais.

Quanto tempo duram os resultados? 

O tempo de efeito dos bioestimuladores de colágeno dura de 12 meses a até 4 anos. “A duração vai depender do tipo de substância utilizada, a área tratada, o metabolismo da pessoa e seus hábitos de vida. Em geral, o estímulo de colágeno é gradual e o resultado se mantém por um longo período, mas não é permanente”, finaliza Fabiana

Sobre admin

A melhor ciência está aqui. Você está no Portal de Notícias 2A+ Cosmética: Ciência, Normas, Informações e Negócios. 2A+, Rede de Portais de Notícias sobre Life Science.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*