Capa » Notícias » Abradilan acredita em crescimento importante das categorias de inverno

Abradilan acredita em crescimento importante das categorias de inverno

Devido às restrições e novos comportamentos impostos pela pandemia do Covid-19, o mix de inverno mudou muito. Muitas categorias tiveram queda relevante, como antibióticos e antigripais e outras mostraram crescimentos substanciais, como vitaminas

Julho de 2021 – A sazonalidade que a troca de estações propicia faz com os hábitos de consumo da população mudem. A proximidade do inverno exige que farmácias e drogarias revisem compras, estoque e sortimento.

Devido às restrições e novos comportamentos impostos pela pandemia do Covid-19, o mix de inverno mudou muito. De acordo com a Associação Brasileira de Distribuição e Logística de Produtos Farmacêuticos (Abradilan) muitas categorias tiveram queda relevante, como antibióticos e antigripais e outras mostraram crescimentos substanciais, como vitaminas. “Para 2021 ainda não ainda não sabemos quanto estes novos hábitos irão impactar no mercado, mas acreditamos em um crescimento importante dos itens de inverno”, diz o presidente da entidade, Jony Sousa.

Para ser assertivo com o sortimento, o executivo recomenda encontrar o mix ideal e ter velocidade de adaptação. Para ele, entender as mudanças de mercado é o mais importante para alcançar o melhor resultado neste período.

Para se preparar para a nova estação, o histórico de vendas no mesmo período do ano anterior deve ser analisado. É preciso identificar quais as categorias que tiveram maior giro, quais as que não atingiram bom desempenho e a partir daí, definir qual será o sortimento a ser trabalhado e quais as quantidades de compras que devem ser feitas para o abastecimento do estoque.

A Abradilan acredita ser fundamental recorrer aos fornecedores, para conhecer os lançamentos da nova temporada, o que estará em alta, quais são as grandes apostas e que tipos de materiais promocionais estão sendo contemplados. Os produtos com apelo sazonal de inverno devem ganhar mais espaço nas gôndolas, como vitaminas C e D; antigripais; analgésicos e antitérmicos; lenços descartáveis; higienizadores nasais; soros fisiológicos; xaropes; pastilhas; inaladores; umidificadores de ar; termômetros; hidratantes; protetores labiais; além do álcool gel, que já passou a ser uma realidade na vida dos brasileiros.

Para definir o sortimento e o estoque, a orientação é de se considerar cinco fatores para analisar as vendas e projetar as compras:

1º. O histórico das vendas do ano anterior para usar como base para o ano atual.

2º. O histórico da saída do mês anterior para usar como base das compras para o mês seguinte.

3º. As informações concedidas pelos fornecedores, sobre as estimativas de lançamentos dos produtos novos.

4º. As condições climáticas e de saudabilidade da estação atual.

5º. A situação da pandemia provocada pelo Covid-19.

As compras devem ser acrescidas proporcionalmente. O ideal é sempre analisar relatórios que demonstrem o giro e a demanda das principais curvas de compra. Baseando-se nesses dados é que se consegue planejar as compras e as necessidades de reposição.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*