Capa » Cursos e treinamentos » ABIHPEC realiza workshop de inovação sobre métodos alternativos ao uso de animais

ABIHPEC realiza workshop de inovação sobre métodos alternativos ao uso de animais

Evento colocou em pauta avanços na área da ciência, que permitem novas perspectivas para o desenvolvimento de produtos do setor.

A constante evolução nas áreas da ciência e inovação tem permitido ao setor de cuidados pessoais traçar novas perspectivas para o desenvolvimento de produtos do mercado. Com o interesse em debater essas práticas, a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) realizou o workshop ‘Métodos Alternativos ao uso de animais’, em 4 de novembro, em São Paulo.

O presidente-executivo da associação, João Carlos Basilio, fez a abertura do evento, antecedendo a diretora-executiva do Instituto Harris, Maria Inês Harris, que abordou a aplicação prática de métodos alternativos na avaliação de segurança de cosméticos, descrevendo o processo e de como informações obtidas através do ensaio in vitro contribuem para essa avaliação.

Na sequência, com o tema ‘fototoxicidade e banimento do risco humano com experimentação’, Kellen Fabíola, gerente científico da diretoria de Inovação da Natura, falou sobre o desenvolvimento e a validação do método in vitro para fototoxicidade, colocando em pauta temas éticos em relação a ensaios que envolvem humanos.

À tarde, Rodrigo de Vecchi, CEO da Episkin Brasil Biotecnologia, também trouxe seus conhecimentos a público ao falar sobre as possibilidades e alternativas do uso de pele 3D na promoção da inovação, seguido de Carolina Horta Andrade, da Universidade Federal de Goiás, que apresentou o status atual das avaliações de métodos in silico e como podem ser aplicadas na segurança de novos ingredientes.

Com foco em como o Brasil e as universidades se posicionam em termos de desenvolvimento e validação de métodos alternativos, Thiago de Mello Moraes, coordenador geral de saúde e biotecnologia no Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC); Silvya Stuchi, representante dos laboratórios associados à Rede Nacional de Métodos Alternativos (RENAMA), Itamar de Falco Junior, gerente de produtos de HPPC da Anvisa, e Antônio Anax, membro do Conselho de Nacional de Experimentação Animal (CONCEA), trouxeram trabalhos disponíveis atualmente, aprofundando a discussão sobre o assunto.

Por fim, Márcio Lorencini, gerente de avaliação de produtos e assuntos regulatórios do Grupo Boticário, foi o mediador de mesa redonda, que estará aberta para questionamentos dos presentes.

Sobre a ABIHPEC

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada sem fins lucrativos, com a finalidade de reunir e representar – em âmbito nacional e internacional – as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*