Capa » Notícias » ABIHPEC alerta para uso de itens de higiene pessoal no combate ao coronavírus

ABIHPEC alerta para uso de itens de higiene pessoal no combate ao coronavírus

Lavar as mãos com sabonete e álcool em gel é essencial na prevenção da doença.

O final de 2019 e início de 2020 tem sido marcado pela proliferação de um novo coronavírus, que fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) colocasse status de risco elevado para contaminação ao redor do mundo. Ciente deste cenário, a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) apoia a união de esforços para conscientização da população sobre hábitos que diminuam a possibilidade de contágio, como lavar as mãos adequadamente.

De acordo com a última atualização, a China tem 909 mortes confirmadas em decorrência do vírus e registra mais de 40 mil casos de infecção. Em outros 24 países foram confirmados 300 ocorrências da doença, com uma morte nas Filipinas. O Ministério da Saúde elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2, que significa “perigo iminente”, com 11 suspeitas em território nacional.

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) alerta para o risco de infecção via humana e via animal. No caso dos humanos, a contaminação ocorre de forma mais comum pelo ar, com a pessoa tossindo ou espirrando. O contato físico, como aperto de mão, também pode provocar o contágio. Já nos animais, a ingestão de carnes de animais silvestres é o principal risco.

“Infelizmente, mais uma vez, nos deparamos com um caso sério de saúde pública. Desta vez, ao redor do mundo. Como ainda existem poucas informações a respeito do tratamento, o mais indicado é o de adotar hábitos básicos, como lavar as mãos. Neste sentido, a ABIHPEC prima por itens de qualidade, sabonetes em barra, sabonetes líquidos e álcool gel, no intuito de prevenir doenças e promover saúde e bem-estar à população”, afirma o presidente-executivo, João Carlos Basilio.

Entre as ações que podem minimizar os riscos de contaminação, a SBI menciona que “lavar frequentemente as mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente e antes de se alimentar; usar lenço descartável para higiene nasal; higienizar as mãos após tossir ou espirrar, entre outros”, contribuem para maior segurança da sociedade.

“Não medimos esforços na produção de itens cada vez mais eficazes e acessíveis à população, com o objetivo de proporcionar mais saúde e qualidade de vida. Justamente por isso temos trabalhado junto aos governos estaduais para a diminuição excessiva das cargas tributárias¸ além de criticarmos à proposta de reforma tributária pretendida pelo governo federal”, reforça Basilio. “Isso teria impacto direto no aumento dos impostos, no crescimento dos preços dos produtos e na diminuição da acessibilidade a itens fundamentais por parte da sociedade. Não desejamos isso”, completa.

Sobre a ABIHPEC

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada que tem como finalidade representar nacional e internacionalmente as indústrias desse setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: http://www.abihpec.org.br

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*