Capa » Notícias » A difícil missão de liderar

A difícil missão de liderar

Atualmente, dentro das empresas é muito necessário diferenciar o líder de um chefe ultrapassado. Para ser um líder são preciso características e ações que muitas vezes as pessoas nem imaginam. Quer se tornar um bom líder?

Luiz Gaziri, consultor, palestrante e professor na FAE Business School e na PUC-PR, em seu livro A Incrível Ciências da Vendas propõe algumas estratégias.

  1. Incentivar a melhorar e concentrar no que está dando certo – o desenvolvimento pessoal é um dos melhores incentivos. Mostrar à equipe e aos colaboradores o feedback positivo, faz deles pessoas engajadas para conquistar mais resultados.
  2. Determinar metas de dificuldade moderada – determinar metas infladas e injustificáveis, ativa nas pessoas um fator psicológico chamado de Conformismo Aprendido, ou seja, depois de alguns meses tentando alcançar os objetivos sem ter sucesso, as pessoas aprendem a não bater a meta. Determine metas de dificuldade moderada: nem tão fáceis que não chegam a desafiar as pessoas, nem tão difíceis que incentivam as pessoas a desistirem facilmente.
  3. Bons salários e premiações com base na experiência – as premiações e comissões são perigosas, o colaborador que faz de tudo para ganhar, pode perder um cliente para sempre, por exemplo. Um bom salário já irá incentivá-lo e uma experiência gratificante, como uma viagem, irá fazer com que ele volte feliz e animado.
  4. Confiança gera confiança – o colaborador que sente a confiança dos gestores é menos estressado, mais produtivo, falta menos e é mais criativo. Ainda, não fica na zona de conforto por receio de ser demitido e passar por todo o processo de policiamento novamente.

As empresas devem assumir mais suas responsabilidades e parar de culpar as pessoas quando as coisas vão mal. Geralmente, as reclamações dos gerentes são as mesmas, isso porque as estratégias adotadas são as mesmas. Nenhuma empresa desafia o status quo e passa a confiar e incentivar verdadeiramente em seus funcionários.

Luiz Gaziri fez a escolha feliz de deixar a sua carreira de quinze anos como executivo para ensinar pessoas e empresas a aplicarem comprovações científicas nas mais variadas situações do seu dia a dia. Gaziri possui formações acadêmicas nos Estados Unidos, Inglaterra e Brasil, é professor de pós-graduação na PUC-PR e FAE Business School e também atua com consultorias, treinamentos e palestras corporativas, atendendo clientes como Armani Casa, Cyrela, Unimed, Arauco, SBT, Sicredi, Consórcio Iveco, entre outros dos mais variados portes e segmentos.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*