quinta-feira , 27 janeiro 2022
Capa » Artigos Técnicos » 5G: a conectividade que impulsionará a Indústria 4.

5G: a conectividade que impulsionará a Indústria 4.

Por José Renato Mello Gonçalves*

A Indústria 4.0 está promovendo mudanças significativas nos mais diversos setores, trazendo o conceito de “Fábricas do Futuro”. Na medida em que o mundo vivencia as transformações da digitalização, soluções tecnológicas como inteligência artificial, computação em nuvem, robótica e a Internet das Coisas (IoT) são cada vez mais utilizadas para acelerar as atividades industriais, garantindo mais dinamismo e agilidade nas operações.

Recentemente, a Orange Business Services e a Nokia anunciaram no Brasil uma parceria para a implantação de uma plataforma de redes sem fio privadas e recursos de edge computing, trazendo conectividade e alta performance para as mais diversas aplicações. Com base nesta parceria, as tecnologias 4G e 5G existentes poderão ser implementadas em ambientes privados, dedicados, o que traz benefícios para as mais diversas indústrias no Brasil.

Nesse sentido, o 5G, terá um impacto único na Indústria 4.0 – possibilitará a construção de novos modelos operacionais dentro das organizações ao oferecer suporte a aplicações em tempo real para fabricação inteligente, manutenção preditiva e operações remotas, graças à implementação das redes privadas sem fio as a service (pWaaS em sua sigla em inglês). Com o aumento da conectividade, as redes privadas sem fio também possibilitam a construção de espaços inteligentes, nas cidades, no campo e nas fábricas.

As novas soluções de redes privadas sem fio fornecem conectividade com altos níveis de confiabilidade, segurança e previsibilidade, o que faz com que sejam vistas como um possível novo padrão para a Indústria 4.0 no mundo inteiro e, tudo isso, somente será viável graças aos benefícios do 5G.

Ao implementarmos esse tipo de solução tecnológica no Brasil e em outros países da América Latina, toda a indústria avançará na modernização digital de suas operações, um passo fundamental é a base tecnológica para as milhares de aplicações e automações que estão por vir.

Sobre a Orange Business Services

A Orange Business Services é uma empresa de serviços digitais, originalmente operadora de redes, e a divisão corporativa global do Grupo Orange. Ela conecta, protege e inova com empresas de todo o mundo, para apoiar o crescimento sustentável dos negócios. Aproveitando sua experiência em conectividade e integração de sistemas em toda a cadeia digital, a Orange Business Services está preparada para oferecer suporte a negócios globais, com soluções como redes definidas por software, serviços multicloud, gestão de dados e IA, serviços de mobilidade inteligente e segurança cibernética. Isso agrega segurança às empresas em todos os estágios do ciclo de vida dos dados, de ponta a ponta, desde a coleta, transporte, armazenamento e processamento à análise e compartilhamento.

Com as empresas buscando cada vez mais inovação, a Orange Business Services coloca seus clientes no centro de um ecossistema colaborativo e aberto. Isso inclui seus 27.000 funcionários, os ativos e a experiência do Grupo Orange, seus parceiros de tecnologia e negócios, além de um conjunto de startups cuidadosamente selecionadas. Mais de 3.000 empresas multinacionais, bem como dois milhões de profissionais, empresas e comunidades locais na França, confiam nos serviços da Orange Business Services.

A Orange é uma das principais operadoras de telecomunicações do mundo, com receita de 42 bilhões de euros em 2019 e 253 milhões de clientes em todo o mundo, em 30 de junho de 2020. A Orange está listada na Euronext Paris (ORA) e na Bolsa de Valores de Nova York (ORAN). Em dezembro de 2019, a Orange apresentou seu novo plano estratégico “Engage 2025”, orientado pela responsabilidade social e ambiental. Acelerando em áreas de inovação, como serviços B2B, dados e Inteligência Artificial, o Grupo Orange se posiciona como um empregador atraente e responsável.

A marca Orange e os nomes de seus produtos ou serviços incluídos neste material são marcas registradas da Orange ou Orange Brand Services Limited.

*José Renato Mello Gonçalves é vice-presidente para a América Latina da Orange Business Services

 

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*