Capa » Máquinas e equipamentos » 3 razões para valorizar a manutenção preventiva dentro da indústria

3 razões para valorizar a manutenção preventiva dentro da indústria

No ambiente industrial, as manutenções preventivas são essenciais para manter a produtividade e a qualidade produtiva de máquinas e equipamentos. Ao realizar os ajustes programados, é possível adquirir uma série de benefícios, desde evitar falhas e prolongar a vida útil de cada equipamento até a qualidade superior da entrega dos materiais e a economia de custos.

Nesse sentido, a divisão CNC da Mitsubishi Electric do Brasil, uma das principais fornecedoras de produtos e serviços para a indústria em âmbito global, lista três vantagens práticas que reforçam a necessidade do investimento em manutenção preventiva.

1. Economia de custos

De acordo com a companhia, o custo da manutenção preventiva é muito menor quando comparado às intervenções que visam corrigir falhas. “Isso é muito simples de entender. O que é mais em conta: inspecionar e trocar alguns itens desgastados de um equipamento enquanto ainda está funcionando ou buscar a causa de um problema e solucioná-la em caso de quebra repentina?”, afirma Thiago Richard Morato Caetano, engenheiro e Supervisor Técnico da Mitsubishi Electric.

2. Maior controle do tempo de atividade dentro da empresa

A manutenção preventiva evita as quebras repentinas e, com isso, aumenta a disponibilidade e vida útil dos equipamentos. “Máquinas indisponíveis afetam a produção ou o funcionamento de qualquer empresa, resultando em maiores gastos e redução nos lucros. Por isso é importante ter um cronograma a ser seguido com as datas programadas de reparos e evitar ao máximo que os equipamentos fiquem parados por falhas repentinas”, destaca Caetano.

3. Capacidade de prever o consumo de materiais necessários e o custo para garantir a operação

Ao observar de perto a produção para elaborar um programa de manutenção preventiva, é possível prever o consumo de materiais necessários para a produção, bem como custo envolvido. “Dessa forma, é possível que a empresa trabalhe com estoque reduzido e com budget programado, evitando assim paradas repentinas que geralmente fazem uso de equipamentos que não estão necessariamente no dia a dia da operação”, finaliza.

Sobre a Mitsubishi Electric Corporation

Com quase 100 anos de existência, a Mitsubishi Electric Corporation é reconhecida como líder mundial na fabricação, comercialização e vendas de equipamentos elétricos e eletrônicos utilizados em Sistemas elétricos e de energia, Automação industrial, Sistemas de informação e comunicação, Dispositivos eletrônicos, Sistemas de transporte e Aparelhos domésticos. Listada no ranking Global 2000, elaborado pela revista Forbes, é uma das 300 maiores empresas de capital aberto no mundo. Com o princípio corporativo de contribuir com a criação de uma sociedade próspera, a companhia está presente em mais de 40 países ao redor do mundo, totalizando mais de 140 mil colaboradores. A empresa registrou vendas consolidadas do grupo de 4.431,1 bilhões de ienes (US$ 41,8 bilhões *) no ano fiscal encerrado em 31 de março de 2018. Para obter mais informações, visite: www.MitsubishiElectric.com

* Com uma taxa de câmbio de 106 ienes para o dólar americano, a taxa dada pelo Mercado de Câmbio de Tóquio em 31 de março de 2018

Sobre a Mitsubishi Electric do Brasil

No país desde 1975, a Mitsubishi Electric do Brasil reflete os valores globais da companhia, atuando nas áreas de: Automação Industrial e CNC, Sistemas de Ar Condicionado, Automação de Processos, Equipamentos Automotivos, Sistemas de Visualização e Sistemas de Transporte.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*