terça-feira , 18 dezembro 2018
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Vendas de perfumaria e cosméticos no mercado ibérico ultrapassarão 5,2 bilhões de euros

As vendas de perfumaria e cosméticos no mercado ibérico ultrapassarão 5,2 bilhões de euros em 2018, o que representa um aumento de cerca de 2%, segundo o Observatório Setorial DBK

O estudo indica que no curto prazo as previsões apontam para uma continuação da tendência de aumento do faturamento do setor, dentro de um quadro de elevação moderada da demanda interna, embora se espere crescer com menor intensidade que nos últimos anos.

Em 2017, as vendas mantiveram a tendência de alta dos anos anteriores, embora tenha havido uma moderada desaceleração na taxa de crescimento. Assim, o volume de negócios situou-se nesse ano em 5.112 bilhões de euros, mais 2,2% do que em 2016. O valor do mercado em Espanha cresceu 2,2%, para 4,271 bilhões de euros, enquanto em Portugal aumentou 2,3%, situando-se nos 841 milhões.

O segmento de produtos de cuidados da pele é o mais importante, representando 28,1% das vendas globais em Espanha e Portugal em 2017, seguido por produtos de limpeza (25,3%), perfumes e fragrâncias (18,8%), produtos capilares (18,3%) e cosméticos decorativos (9,5%).

Segundo o relatório, a crescente orientação das empresas espanholas no exterior permaneceu durante 2017, de modo que as exportações da Espanha aumentaram nesse ano em 11,5%, para 3.508 bilhões de euros. Em Portugal, houve um aumento semelhante, com vendas no exterior no valor de 195 milhões de euros.

Alemanha, Portugal, França, Estados Unidos e Reino Unido são os principais destinos das exportações espanholas, com uma participação global de cerca de 37% em 2017. Quanto às exportações portuguesas, 33% foram para Espanha, destacando-se Angola (17%) e Reino Unido (11%).

Em 2017, mais de 400 empresas atuavam no setor ibérico. A estrutura de negócio apresenta uma concentração significativa de oferta, pelo que as cinco maiores empresas alcançaram uma quota de mercado global em Espanha de cerca de 41% nesse ano, enquanto em Portugal a participação dos primeiros cinco foi de 37%.

Fonte: https://pt.fashionnetwork.com

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