Capa » Mercado & Negócios » Unilever traz para o Brasil ‘Manifesto pela Diversidade e Inclusão no Setor Jurídico’

Unilever traz para o Brasil ‘Manifesto pela Diversidade e Inclusão no Setor Jurídico’

Iniciativa global, lançada no Brasil no CEDES-SP (Centro de Estudos de Direito Econômico e Social) nesta terça-feira (02), visa promover a diversidade na área jurídica e em toda sua cadeia de valor.

São Paulo, julho de 2019 – A diversidade está no centro da estratégia da Unilever, por ser fundamental para a promoção da inovação, para uma maior conexão com o consumidor, para atrair e reter bons profissionais, além de possibilitar uma representação mais realista de nossa sociedade. Por isso, a companhia acaba de trazer para o Brasil o “Manifesto pela Diversidade e Inclusão no Mercado Jurídico”, iniciativa que tem como objetivo promover a pluralidade em toda a cadeia de valor da área jurídica. Em evento de lançamento realizado nesta terça-feira (02), mais de 20 empresas, instituições e associações se tornaram signatárias do compromisso. Unilever, Bayer, Pernod, Google, GPA, Natura, PepsiCo, ABA, MM360 e Faculdade Zumbi dos Palmares foram algumas delas. O manifesto foi lançado em março, na Europa, e já conta com mais de 80 parceiros.

Para Ritva Sotamaa, vice-presidente global da área jurídica da Unilever e responsável pelo lançamento do compromisso internacionalmente, o desenvolvimento da agenda de diversidade e inclusão é um trabalho constante, que requer foco e consistência. “O Brasil é reconhecido globalmente pelo pluralismo de etnias, povos, identidades, subjetividades e representações. Toda sua complexidade precisa ser representada e acreditamos que, ao unir esforços com nossos parceiros, seremos capazes de proporcionar mudanças reais e sustentáveis em toda a cadeia. Para isso, é extremamente importante incentivar novos signatários.”, conta Ritva.

Além do lançamento e assinatura do Manifesto, o evento contou com depoimentos da Dra. Marcia Rocha, primeira advogada transexual a atuar com seu nome social no Brasil, que compartilhou sua experiência pessoal e profissional com os participantes; José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares, que discorreu sobre as necessidades, avanços e desafios da igualdade racial; Ritva Sotamaa, vice-presidente global da área jurídica da Unilever, que abordou a importância do movimento e seus respectivos avanços na esfera internacional; Newman Debs, vice-presidente da área jurídica da Unilever Brasil e Vanessa Vilar, diretora da área jurídica da Unilever para América Latina, falaram sobre a oportunidade que a chegada do movimento trará para o cenário jurídico brasileiro.

ABA, Faculdade Zumbi dos Palmares, PepsiCo, Bayer e Pernod comemoram o Manifesto.

“Mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade é o propósito da ABA e, a inclusão das boas práticas de diversidade no local de trabalho, é o combustível fundamental para essa evolução em todas as áreas”, comenta Nelcina Tropardi, presidente da ABA e vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da HEINEKEN.

“Iniciativas como o Manifesto são uma arma poderosa na mudança e transformação da sociedade, das ideias e do mundo. A Faculdade Zumbi dos Palmares comemora mais essa aliança”, José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares.

“Diversidade é mais do que um conceito. É um valor fundamental da cultura PepsiCo. Um tema tão importante que a empresa criou em 2006 uma área dedicada exclusivamente a ele, chamada de Cultura e Diversidade. Feita por pessoas e para pessoas, abrangendo também a área jurídica, que acompanha de perto essas transformações e as compartilha com o mercado. São para os nossos consumidores que trabalhamos cotidianamente, promovendo ações e programas para que todos e todas possam se expressar da forma que desejarem e tenham sempre as mesmas oportunidades. Uma transformação que impacta pessoas, negócios e as comunidades em que a PepsiCo atua em todo o mundo”, conta Mauricio Pordomingo, vice-presidente de Recursos Humanos da PepsiCo do Brasil.

“Na Bayer, acreditamos que somente com diversidade será possível inovar e continuar impactando de maneira positiva a sociedade. A área jurídica também vive esse valor e quer dar sua contribuição, incitando o mercado jurídico a adotar boas práticas para acelerar este processo. Espero que este Manifesto, que assinamos hoje, possa influenciar também outros setores a dar este passo em prol da inclusão e da diversidade no Brasil.”, explica Érica Barbagalo, diretora da área jurídica da Bayer.

“Recentemente a Pernod Ricard Brasil foi reconhecida – pelo Great Place to Work – como a 23ª melhor empresa para Mulheres trabalharem e, fazer parte desse movimento de Liderança Jurídica pela Diversidade & Inclusão ratifica a estratégia da empresa de influenciar seus parceiros e comunidades do entorno em temas dessa importância. Acreditamos na Diversidade como um todo e em todas as áreas e esse é só o começo.”, fala Sírley Lima, diretora jurídica & relações governamentais para Southern Latam e diretora de Recursos Humanos & sustentabilidade para Brasil

Manifesto pela Diversidade e Inclusão no Setor Jurídico

  • Nós nos comprometemos a promover a diversidade no local de trabalho. Valorizamos a variedade de perspectivas, ideias e experiências que a diversidade oferece, seja ela baseada em gênero, raça, orientação sexual, deficiência, formação cultural, religião ou idade.
  • Acreditamos que a diversidade e inclusão criam um ambiente mais amplo e mais rico que aprimora o pensamento criativo, a inovação e a resolução de problemas, agregando valor às nossas organizações. Acreditamos que as organizações inclusivas atraem e retêm os melhores talentos.
  • Assim sendo, vamos incentivar maior diversidade e inclusão em nossos próprios negócios e cooperar para promover esses mesmos valores em todos os setores da profissão jurídica e na comunidade empresarial em geral.
  • Nós nos propomos a praticar e promover a diversidade e inclusão por meio das seguintes ações:
    • Promovendo diversidade dentro das nossas próprias equipes;
    • Considerando a diversidade em nossas práticas de contratação de talentos e de fornecedores;
    • Estimulando e formando parcerias com nossos escritórios de advocacia para adotar as melhores práticas em diversidade e inclusão;
    • Promovendo iniciativas de diversidade em todos os níveis da comunidade jurídica e empresarial.
  • Como defensores da diversidade e inclusão, vamos demonstrar nosso compromisso por meio de ações e iniciativas específicas.

Sobre a Unilever

A Unilever é uma das líderes mundiais na comercialização de produtos de Beleza & Cuidados Pessoais, Cuidados com a Casa e Alimentos, com vendas em mais de 190 países, alcançando 2,5 bilhões de consumidores por dia. A empresa tem 155 mil funcionários e alcançou € 51 bilhões em vendas em 2018.

Mais da metade (60%) de seus negócios estão em mercados emergentes e em desenvolvimento. A Unilever possui mais de 400 marcas, presentes nos lares de todo o mundo, e está no Brasil há 90 anos.

O plano de sustentabilidade da Unilever (USLP) fundamenta a estratégia da companhia e determina os seguintes compromissos:

– Ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar até 2020;

– Reduzir pela metade o impacto ambiental de nossos produtos até o ano 2030;

– Melhorar as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas até o ano 2020.

O USLP cria valor ao estimular crescimento e confiança, eliminando custos e reduzindo riscos. Em 2018, as marcas sustentáveis da companhia cresceram 69% mais rápido que o resto do negócio. Em 2017, cresceram 46%.

Desde 2010 trabalhamos – por meio do nosso plano de sustentabilidade – para gerar crescimento enquanto: (1) melhorarmos a saúde e do bem-estar de mais de um bilhão de pessoas; (2) diminuímos pela metade nossa pegada ambiental; e (3) melhoramos as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas. Temos progredido significativamente e continuamos a expandir nossa ambição. Recentemente nos comprometemos a ter 100% de nossas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025. Além disso, fomos reconhecidos, em 2018, líder do setor pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones. Fomos ainda, pelo oitavo ano consecutivo, a empresa mais bem classificada na pesquisa Global Corporate Sustainability Leaders da GlobeScan / SustainAbility.

Para obter mais informações sobre a Unilever e suas marcas, acesse www.unilever.com.br

Para obter informações sobre o Plano de Sustentabilidade da Unilever (USLP) acesse aqui.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*