Capa » Mercado & Negócios » Natura adere ao movimento Segunda Sem Carne

Natura adere ao movimento Segunda Sem Carne

Com apoio da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), iniciativa será implementada gradualmente nos restaurantes da empresa em SP e Pará.

A Natura passará a servir nos restaurantes dos seus espaços um cardápio especial às segundas-feiras que substituirá a proteína animal pela proteína vegetal. Vinculada ao movimento Segunda Sem Carne, presente em mais de 40 países e promovido no Brasil pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a iniciativa é a primeira do país em uma empresa de grande porte. Mais de 4,5 mil colaboradores serão beneficiados e convidados a refletir sobre os impactos das suas escolhas de consumo.

O diretor de Remuneração e Benefícios, Marcos Milazzo, explica que a mudança ocorrerá de forma gradual, retirando nesse primeiro momento as carnes bovina e suína do cardápio de segunda-feira para permitir a adaptação dos colaboradores. “Envolvemos diversos times para embarcar nesse movimento. Além do tom convidativo para experimentar novos hábitos e sabores, queremos mobilizar nossa rede de colaboradores para a importância das escolhas individuais no cuidado com o meio ambiente”, avalia.

A decisão da empresa de aderir ao movimento levou em conta que um dos maiores danos causados ao meio ambiente vem do consumo excessivo de carne bovina. No Brasil, a pecuária impacta principalmente no desmatamento da região amazônica, com a criação de pastos e o cultivo de plantações que servem de ração para os animais, o que também aumenta a emissão de gases de efeito estufa.

Com a implementação da Segunda Sem Carne, a Natura estará ajudando a preservar, por ano, o equivalente a aproximadamente 500 hectares de vegetação — o tamanho de dois Parques Ibirapuera, em SP — e a economizar 5 milhões de litros de água — ou 40 mil de banhos de 15 minutos. Além disso, será evitado o consumo de 1,5 milhão de kg de grãos de soja, que normalmente vão para produção de ração animal, e reduzidas as emissões de gases do efeito estufa em 1,5 milhão de kg — o mesmo que retirar de circulação 330 mil carros ao longo de um ano. “Entendemos que todos precisamos fazer a nossa parte, dia a dia, para gerar impacto positivo a partir de escolhas mais conscientes”, comenta Marcos.

A equipe de nutricionistas, chefs e cozinheiros que trabalham nos restaurantes da Natura foram capacitados a produzir receitas que substituem a proteína animal pela vegetal, preservando balanceamento de nutrientes, textura e sabor. “Aplaudimos a Natura por ter a visão e a iniciativa para promover uma pequena mudança que faz toda a diferença e inspira a melhoria de hábitos, um dia de cada vez”, diz Mônica Buava, gerente de campanhas da SVB.

O lançamento da ação faz parte da Semana de Sustentabilidade, promovida pela empresa entre seus colaboradores de 5 a 9 de novembro.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*