sexta-feira , 3 julho 2020
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EMBRAPII e ABIHPEC assinam acordo para incentivar inovação na área de HPPC

Proposta é fomentar projetos cooperados entre as empresas de todo o setor.

O Brasil é o quarto mercado mundial de itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPPC) e o terceiro em lançamento de novos produtos. O consumidor está cada vez mais exigente: além de qualidade, procura-se por produtos sustentáveis e com boas práticas em toda a cadeia produtiva.

Investir em inovação é estratégico para que as empresas consigam atender a demanda crescente e, para incentivar o desenvolvimento de PD&I no setor de cuidados pessoais, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e a Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) firmaram nesta quinta-feira (18) uma aliança estratégica. A assinatura ocorreu virtualmente durante a reunião de Conselho Científico Tecnológico.

“O brasileiro acompanha a tendência mundial e busca consumir produtos que se preocupam com a sustentabilidade em toda produção. A indústria está atenta ao comportamento do consumidor e a Embrapii está preparada para apoiá-la no desenvolvimento de novas tecnologias”, destaca o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães.

“O acordo de cooperação entre ABIHPEC e Embrapii marca um importante avanço para o desenvolvimento de novas propostas de inovação tecnológica para o setor de HPPC, sobretudo nesse momento que estamos vivendo, onde, enquanto sociedade, seguimos priorizando os cuidados de saúde e segurança à nossa população e simultaneamente, temos o desafio de colaborar com a recuperação da economia”, afirma João Carlos Basilio, presidente-executivo da ABIHPEC.

O acordo tem como objetivo aproximar as relações do setor com a rede de Unidades EMBRAPII, importantes centros de pesquisas no Brasil, e torná-la referência para atividades de pesquisa e inovação para toda a cadeia produtiva da área de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos. As Unidades EMBRAPII possuem competências que podem contribuir para superar os desafios tecnológicos das empresas com soluções em nanotecnologia, biotecnologia, materiais avançados e Tecnologias da Informação, que podem promover um processo produtivo mais econômico e sustentável, entre outros.

A aliança também propõe fomentar Projetos Cooperados entre empresas do setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos e também entre empresas e suas cadeias de fornecedores. Segundo o diretor de Planejamento e Gestão, José Luis Gordon, a inovação cooperada traz múltiplas vantagens: divisão de esforços, conhecimento, custos e riscos em um âmbito pré-competitivo.

“A cooperação entre competidores e entre empresas que pertencem a mesma cadeia é rara no Brasil, mas bastante praticado em outros países. Projetos colaborativos entre empresas podem contribuir para tornar o desenvolvimento de novas tecnologias mais economicamente sustentável, sobretudo neste momento de retomada econômica. Nossas Unidades têm experiência neste modelo de inovação, inclusive na área de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos”.

A parceria entre EMBRAPII e ABIHPEC é antiga. Um dos primeiros projetos finalizados segundo o modelo da EMBRAPII teve forte apoio da instituição. O projeto uniu quatro grandes empresas concorrentes de HPPC: Boticário, Yamá, TheraSkin Farmacêutica e Natura. As indústrias se uniram a Unidade EMBRAPII IPT- MAT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas- Materiais) para compartilhar a produção de uma nova técnica de nanoencapsulação, que melhora a eficiência de princípios ativos nos produtos.

Conselho Científico Tecnológico da ABIHPEC

Além deste acordo, a data de hoje também marca a entrada da Embrapii no Conselho Científico Tecnológico da ABIHPEC. O executivo José Luis Gordon assume a cadeira de conselheiro, ao lado de outros importantes nomes da área da saúde, acadêmicos e indústria.

De acordo com Basilio, a participação da EMBRAPII alavancará a pesquisa e o desenvolvimento do setor e, principalmente, proporcionará novas propostas inovadoras e cooperadas, para que toda a coletividade das associadas da entidade, especialmente as empresas de menor porte, possam incorporar no seu DNA, todo esse conteúdo e aprendizados proporcionados pelo Conselho, a fim de continuar competitivo e inovador no mercado.

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