Por Centric Software
No mercado atual, os consumidores não apenas buscam produtos cosméticos e de cuidados pessoais de qualidade, mas também procuram marcas que eles se identifiquem, que compartilhe suas filosofias e aprimore sua individualidade.
Nesse artigo vamos discutir algumas tendências do mercado impulsionadas por mudanças do consumidor e como empresas podem se adaptar rapidamente para enfrentar os desafios que vem com essa constante mudança.
Need for Speed: Bem-vindos à Corrida da ‘Fast Fashion’
Marcas, varejistas e fabricantes de cosméticos e cuidados pessoais estão na ‘corrida da fast fashion’ para lançar ou atualizar mais produtos, para mais mercados, mais rápido. Tudo isso com a pressão adicional de operar em uma indústria altamente regulamentada. Eficiência é a chave e para manter o ritmo. As empresas precisam manter altos níveis de agilidade nos negócios, prever com precisão as tendências e alcançar os consumidores através de múltiplos canais, ao mesmo tempo em que introduzem de forma consistente e rápida novos produtos inovadores, de alta qualidade e em conformidade.
Mas como as empresas de cosméticos e cuidados pessoais conseguem enfrentar o desafio de um mercado saturado? O que fazer quando os dados de desenvolvimento de produtos estão espalhados pela empresa, salvos em múltiplos sistemas, perdidos em slides e planilhas desatualizadas, sem nenhuma forma de saber qual é a versão mais recente?
Investir em ferramentas de transformação digital para inovar e desenvolver produtos é mais crucial do que nunca. As empresas precisam de soluções que aumentem a visibilidade, a colaboração e a eficiência da equipe interna e externa. Com o software correto, todas as fases de desenvolvimento de produtos são gerenciadas com fluxos de trabalho digitais que capacitam as equipes a reduzir obstáculos, retrabalho e tempo de inatividade, simplificando as comunicações e a colaboração.
Seção Eco: Acompanhando o Impulso do Consumidor pela Sustentabilidade
Enquanto a demanda por produtos continua a aumentar, há uma mudança no comportamento do consumidor no sentido de comprar de forma mais sustentável e ética. Este aumento de consumidores eco-conscientes está levando as marcas e varejistas a trazer introduzir mais produtos veganos, sem crueldade, em embalagens eco-focadas, a fim de manter a reputação da marca.
Assumir essas mudanças e outras tendências do setor sem um software específico de desenvolvimento de produtos cosméticos e de cuidados pessoais é um desafio que pode resultar em perda de vendas. As ferramentas digitais dão às empresas a capacidade de gerenciar mudanças de formulação, comunicação com fornecedores e rastreabilidade, garantir a aderência às normas de conformidade e ampliar novas opções de embalagem, desde materiais até a montagem.
Consumidores Focando em Ingredientes
Os consumidores estão se tornando mais conscientes e conhecedores dos ingredientes que compõem seus produtos cosméticos e de cuidados pessoais. À medida que os consumidores aprendem mais sobre os efeitos de determinados ingredientes, os produtos podem rapidamente se tornar extremamente populares ou impopulares, dependendo da sua composição.
Marcas, varejistas e fabricantes de produtos cosméticos e de cuidados pessoais precisam de soluções digitais que dêem total visibilidade a todas as formulações de produtos a qualquer momento. Isso vai possibilitar o rápido ajuste de formulações e obtenção de novos ingredientes, garantindo que a conformidade e os regulamentos sejam atendidos para todos os mercados.
Ser capaz de se ajustar rapidamente aos gostos do consumidor e reagir às novas tendências impulsiona a inovação e permite que sua empresa crie novos produtos que se tornam “queridinhos do público” e se mantém no topo por muitas estações.
Não são só Perfumes e Cremes
Assim como comprar uma xícara de café reutilizável de uma cafeteria favorita, ou uma mochila de uma marca esportiva favorita, os consumidores que encontram afinidade com um negócio de cosméticos e higiene pessoal procuram comprar acessórios de uma empresa que sabem que amam.
Esta mudança levou a um aumento nos acessórios de produtos não-formulados que estão sendo trazidos ao mercado. À medida que empresas de produtos cosméticos e cuidados pessoais expandem com novas linhas de acessórios junto com produtos formulados, é vital ter todos os detalhes de ambos em uma solução digital para o desenvolvimento de produtos com informações centralizadas, uma “única fonte de verdade”.
Estas empresas devem escolher as soluções de transformação digital certas para otimizar portfólios de produtos complexos e crescentes, incluindo tanto produtos formulados quanto acessórios de produtos, e enfrentar os desafios das mudanças de mercado.
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Sobre a Centric Software® (https://www.centricsoftware.com/pt-pt/)
A Centric Software fornece uma plataforma de Transformação Digital do Conceito do Produto ao Consumidor para moda, varejo, calçados, luxo e bens de consumo, incluindo cosméticos, beleza, alimentos e bebidas. A plataforma principal de Gestão do Ciclo de Vida do Produto (PLM) da Centric, Centric PLMTM, oferece planejamento de mercadorias de classe empresarial, desenvolvimento de produtos, sourcing, qualidade e inovações de otimização de portfólio de produtos especificamente para indústrias de consumo de rápida movimentação.
As inovações da Centric são 100% orientadas para o mercado, com a maior taxa de adoção de usuários e o tempo mais rápido de retorno do investimento na indústria. Todas as inovações Centric encurtam o time to market, impulsionam a inovação de produtos e reduzem os custos.