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Guia da perfumaria: conheça os tipos de fragrâncias e as principias diferenças entre si

Produtos podem variar conforme sua concentração e durabilidade

A escolha de uma fragrância é algo muito pessoal e que exige tempo e paciência de quem vai comprar. E com tantas opções disponíveis, a dúvida fica ainda maior na hora de escolha da opção ideal. Outro detalhe importante, é que a quantidade de essência presente no frasco indica como ela será absorvida pelo corpo — fator que as diferenciam entre si — determinando se são mais fortes ou mais suaves, além da sua durabilidade na pele.

Mas acredite, se atentando aos pontos certos, a compra da alternativa perfeita é muito mais simples. Para ajudar àqueles que buscam encontrar o tipo ideal, Carlos Correa, gerente de produtos e pesquisa da Mahogany, marca especializada em produzir e comercializar cosméticos de alto padrão, preparou um guia completo, em que explica as diferentes denominações, concentração, absorção e notas aromáticas comuns das fragrâncias.

Principais tipos

Ao todo são 3 principais: Eau de Cologne, Eau de Toilette e Eau de Parfum. Carlos explica que a principal diferença é a concentração de essência, o que refletirá em sua durabilidade à pele e intensidade. “As colônias costumam ser mais leves e refrescantes, o que as tornam uma ótima pedida para o Verão, por exemplo. As Eau de Toilette já possuem uma fixação mais expressiva, e são perfeitas para o dia a dia. Já a Eau de de Parfum são mais concentradas e, por consequência, apresentam uma durabilidade maior, de forma ainda mais perceptiva”, destaca.

Descobrindo a Família Olfativa

Cada perfume é composto dentro de uma família olfativa. De acordo com o especialista, esses grupos permitem classificar o item conforme suas características. “Originadas de um conjunto de matérias-primas, elas podem ser amadeiradas, aromáticas, florais, cítricas, dentre outras. Cada família possui características próprias e inconfundíveis”, afirma.

O gerente de produtos comenta que o passo número um é conhecer as cinco principais famílias olfativas, identificando qual é mais atrativa para cada pessoa. “As casas de perfumaria e as marcas usam essa classificação como ferramenta para definir seu próprio portfólio. Este mapeamento não é uma ciência exata, mas é de extrema importância para nortear a escolha do cliente. É muito importante selecionar um aroma como elemento principal e ver como ele funciona em diferentes nuances”, esclarece.

Veja abaixo as principais:

Aromática

Compostos por diversas ervas aromáticas, essa família olfativa possui um cheiro que remete à planta. Carlos pontua que geralmente são acompanhados por notas cítricas e apimentadas, o que faz com que suas combinações ousadas sejam mais usadas na perfumaria masculina.

Floral

“É uma família muito rica olfativamente e, em sua maioria, a favorita das mulheres”, menciona. De forma sintética ou natural, costumam ser elegantes e ter muita personalidade, podendo oferecer delicadeza ou sensualidade, depende da forma da forma como foi explorada.

Cítrica

Derivada da combinação de notas cítricas, é umas das mais frescas da perfumaria. De acordo com o expert, seu óleo essencial é extraído através da pressão da casca de frutas cítricas, como a laranja e o limão. “Suaves e refrescantes, essa família é altamente volátil e, por isso, é perfeita para climas quentes, trazendo uma sensação de frescor e energia para o dia a dia.

Frutal

As notas marcantes das frutas deixam as fragrâncias mais leves e quase sempre com um toque adocicado. “Dependendo da combinação, as notas frutais podem potencializar ainda mais o frescor, proporcionando uma sensação jovial e prazerosa”, diz.

Amadeirada

Presente quase que unanimemente nas opções masculinas, é geralmente usada como base em produtos sofisticados e elegantes. Carlos afirma que, dependendo da nota, podem seguir uma personalidade mais seca ou cremosa, e também são ótimos aliados de composições florais.

Especiaria

“Os temperos oferecem uma personalidade forte na perfumaria. Podem ser quentes, como a canela e o cravo, que dão uma característica mais rústica e envolvente, ou também podem ter uma personalidade mais fria, com o gengibre e o cardamomo, que têm características mais vibrantes e efervescentes”, comenta

Oriental

Com notas balsâmicas, especiarias e resinas, a oriental nos remete aos países do Oriente e encanta com seu toque exótico. Segundo Correa, as criações dessa família são conhecidas por serem fortes e duradouras, deixando rastros por onde passam.

O que são notas olfativas?

As notas olfativas nada mais são que a combinação equilibrada de substâncias aromáticas, responsáveis por proporcionar uma personalidade única a cada fragrância. Categorizadas em 3 tipos, elas são disseminadas e percebidas pelas narinas em momentos distintos e classificadas conforme a ordem com que evaporam.

Carlos explica que um perfume pode ter mais de 150 notas olfativas diferentes e a classificação ajuda a perceber qual o aroma é predominante na criação do produto. “Elas são assimiladas em instantes diferentes, isso explica o fato de as fragrâncias mudarem na nossa pele à medida que o tempo passa. Por isso, entender qual é a base da composição é muito importante na hora da escolha”, conclui.

Entenda as três categorias:

Notas de topo

São notas mais leves, de menor peso molecular e mais voláteis. Geralmente, são as que são percebidas primeiro, mas também são as que evaporam com mais rapidez, como cítricos e verdes, por exemplo.

Notas de corpo

São as notas com um peso molecular um pouco maior e que aparecem com mais evidência depois de alguns minutos após a aplicação na pele. Geralmente, são elas que dão a personalidade necessária, como os florais e frutados.

Notas de fundo

Como o nome já sugere, são as notas que permanecem por muito mais tempo que as outras. O peso molecular delas são maiores e costumam ser menos voláteis. É um aroma mais denso que pode ser sentido por mais tempo na pele, tais como os amadeirados e ambarados.

Sobre a Mahogany

Uma das e principais empresas do mercado que, há mais de 30 anos, produz cosméticos de alto padrão, desenvolvidos junto com as principais casas de fragrâncias internacionais. Em seu amplo portfólio, que conta com mais de 50 fragrâncias masculinas e femininas e linha capilar e de dermocosméticos, é possível encontrar o produto certo para todos os momentos e necessidades. A marca exalta a essência da liberdade, paixão, aventura e, principalmente, a vitalidade. Por isso, por meio de seus itens, busca proporcionar experiências sensoriais que revigoram e transmitem a sensação do “verdadeiramente vivo”, melhorando o estado de espírito e a certeza de que sempre é possível despertar a sua melhor versão.

Atualmente, seus produtos podem ser encontrados em unidades da marca no Brasil, lojas especializadas, além do e-commerce e também por meio de consultoras autônomas de venda direta.

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