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Confira 5 tendências para a perfumaria em 2021

Novos hábitos de consumo frente ao isolamento social exploram diferentes funcionalidades das fragrâncias

A pandemia de COVID-19 gerou muitas incertezas para o mercado da perfumaria. Alguns especialistas começaram a se perguntar como, e se, as pessoas consumiriam itens desse segmento no cenário imposto em 2020. O ano, entretanto, fechou com um panorama positivo para o setor, que, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), registrou um ligeiro aumento.

Atribui-se tal crescimento, aos novos hábitos de consumo desenvolvidos pela população frente à produtos de beleza e perfumaria, que passou a caminhar ao encontro de práticas de autocuidado e bem-estar. “Não é que as pessoas não deixaram de consumir produtos de beleza e perfumaria, pelo contrário, sentimos o aumento do setor em 2020 no faturamento da Água de Cheiro, elas passaram a explorar diferentes facetas e funcionalidades de itens como perfumes, hidratantes e óleos corporais”, comenta Olindo Caverzan Júnior, diretor da Água de Cheiro, pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria .

Segundo o executivo e especialista do mercado, as novas fragrâncias, exploradas nas mais diversas frentes de produtos da categoria, tendem a seguir em busca de bem-estar e melhorias no estado de humor. Assim, em 2021, palavras como aconchego, escapismo, autocuidado e conforto, guiarão as criações dentro do segmento.

1 – Funcionalidade e aromaterapia
Muitos estudos vêm sendo desenvolvidos dentro da perfumaria para provar como as fragrâncias podem trazer benefícios emocionais e psicológicos. “A aromaterapia já vem fazendo um trabalho nesse sentido há anos e 2020 veio para evidenciar esse tema. Logo, poderemos encontrar produtos com esses benefícios comprovados no mercado”, comenta Olindo.

O executivo destaca algumas das notas que já são amplamente utilizadas na perfumaria, como manjericão, alecrim, salvia e lavanda, perfeitas para equilibrar a ansiedade, ou maracujá, abacaxi, cereja e romã, para dar um up no mood.

2 – Autocuidado
O mercado notou também um comportamento voltado para momentos de autocuidado entre a população. Ou seja, spas caseiros e momentos relaxantes se tornaram cada vez mais comuns. Dentro do segmento de wellness, o benefício dos produtos passa pela aromaterapia, mas também navega em águas de sensações. O toque de um hidratante, a textura de um óleo corporal ou a delicadeza com que o perfume chega à pele, passaram a ser importantes também.

“Para entregar uma experiência completa de bem-estar para os clientes, além da fragrância, o sensorial faz toda a diferença. Perfumes com um toque mais suave, que deixem uma sensação de leveza e acolhimento são destaques para o ano”, explica.

3 – Leve como a brisa
“Falando em leveza”, continua, “isso também se estende para a composição dos produtos”. A busca por notas mais aquáticas, como as oceânicas, e pela “segunda-pele”, como ficaram conhecidas notas mais envolventes, ainda que delicadas, como os almíscares, guiarão as criações de 2021.

4 – Escape para a natureza
Ainda falando sobre cheiros fresh, aqueles que remetem profundamente à natureza serão muito buscados. “Queremos nos sentir conectados com o ambiente externo novamente e perfumes que ativem nossa memória olfativa, nos remetendo a esses locais, são a ferramenta de escape perfeita”, comenta o diretor da Água de Cheiro .

5 – Compartilhar é tudo
“Não podemos deixar de lado outro ponto que é tendência já há algum tempo, mas que segue para 2021, os compartilháveis, que acompanham o movimento genderless”, acrescenta. O conceito de gênero vem sendo descontruído intensamente ao longo dos anos, quebrando as barreiras entre o feminino e o masculino. Por isso, o mercado tende a desenvolver cada vez mais fragrâncias de uso compartilhado.

“A perfumaria, como um dos espelhos da sociedade, não pode se isentar frente a momentos como a pandemia e a movimentos como o genderless. Precisamos refletir os posicionamentos e escolhas da sociedade, para criarmos conexões genuínas com nossos clientes”, finaliza Olindo Caverzan Júnior, diretor da Água de Cheiro .

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