quinta-feira , 12 dezembro 2019
Capa » Boas Práticas » Cosmetopeia, do Instituto Harris, avalia segurança de quase 3 mil ingredientes da área cosmética

Cosmetopeia, do Instituto Harris, avalia segurança de quase 3 mil ingredientes da área cosmética

Formuladores e consumidores já podem acessar informações relativas a 2960 ingredientes usados em cosméticos, em app disponível para Android.

São Paulo, maio de 2019 – As pessoas interessadas em reunir informações embasadas sobre segurança de ingredientes para produtos cosméticos já podem contar com uma ferramenta científica disponível para Android (com download pelo Google Play): a Cosmetopeia, desenvolvida pelo Instituto Harris. O Instituto, referência em avaliação de segurança de cosméticos, já disponibiliza em sua ferramenta exatos 2960 ingredientes avaliados para acesso por formuladores e consumidores.

“O desenvolvimento de produtos de qualidade, com formulações seguras à saúde humana e ao meio ambiente, tem se tornado uma questão crucial para as indústrias de cosméticos e seus consumidores. Esse princípio faz parte do conceito de Safe Design, que caracteriza a geração de itens que ofereçam periculosidade baixa ou nula aos seres humanos e ao ecossistema. Tais cuidados já provaram ser mais econômicos também”, avalia a Dra. Maria Inês Harris, Diretora Executiva do Instituto Harris.

A fim de facilitar o acesso pelo público brasileiro, as informações da ferramenta Cosmetopeia estão em Inglês e Português. Para mais informações sobre a ferramenta, entre em contato pelo tel. (11) 3129-5398 ou e-mail [email protected].

Na Cosmetopeia, são encontradas análises dos dados disponíveis na literatura científica referendada, sob a forma de avaliações de segurança de cada ingrediente, realizadas por uma equipe experiente e especializada. As avaliações são apresentadas com base nas propriedades físico-químicas, dados toxicológicos e usos pretendidos do ingrediente em produtos cosméticos. Além de fornecer informações regulatórias, como ingredientes proibidos e limites estabelecidos tanto no âmbito nacional (Anvisa), quanto internacional (USA-FDA e Comissão Europeia), o app traz avaliações críticas com conclusões relativas à segurança de cada ingrediente, assim como possíveis desafios ao formulador, como potenciais incompatibilidades.

Sobre o Instituto Harris – Exclusivamente voltado à avaliação de segurança dos ingredientes e produtos cosméticos – desde seu desenvolvimento até a produção –, assim como à consultoria científica e aos programas de treinamento e capacitação profissional relacionados às Boas Práticas da Fabricação (BPF), o Instituto Harris é referência em serviços de avaliação de riscos. Sua equipe experiente oferece suporte às atividades de criação de ativos e de produtos cosméticos desenvolvidos sob os mais altos critérios de segurança, sem o uso de testes em animais, para empresas nacionais e internacionais. Para mais informações, acesse o site, FB, Instagram e Youtube, ou entre em contato pelo tel. (11) 3129-5398 ou e-mail [email protected].

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*