Capa » Automação e rastreabilidade » Siemens apresenta soluções inteligentes para implementação da Indústria 4.0 em cada setor

Siemens apresenta soluções inteligentes para implementação da Indústria 4.0 em cada setor

A Siemens colocará suas soluções inteligentes para a implementação da Indústria 4.0 específicas de cada setor no centro da sua apresentação na Hannover Messe 2019, sob o tema Digital Enterprise – Thinking industry further!. Em um espaço de cerca de 4.000 m2 no pavilhão 9 da feira, a Siemens apresentará essas soluções com uma série de novidades em seu portfólio para Indústria Digital, desenvolvidas para possibilitar a transformação das indústrias de manufatura e de processos.

Ao integrar novas tecnologias em seu portfólio, a Siemens oferece aos usuários um escopo novo e muito mais amplo para promover o crescimento exponencial de dados industriais. Suas soluções utilizam inteligência artificial e Edge Computing (computação de borda), além de automação de indústrias de manufatura e de processos. Além disso, a empresa também apresentará soluções integradas de energia para operadoras de redes e empresas digitais. Este portfólio abrangente permite que empresas industriais de todos os portes e setores aprimorem sua flexibilidade e produtividade para enfrentar os desafios crescentes da customização em massa.

A Siemens mostrará também sua visão de implementação da Indústria Digital específica para cada setor e o uso de tecnologias futuras com uma variedade de exposições, incluindo dois espaços de destaque. Um deles é o espaço da indústria química, que faz a representação totalmente virtual de uma nova fábrica , com tecnologias de laboratório, automação e controle, permitindo o desenvolvimento sustentável e a produção ecologicamente responsável de poliamida feita a partir de biomassa

Já o espaço da indústria automotiva mostrará o uso de gêmeos digitais, manufatura aditiva, robótica inovadora e veículos guiados automaticamente para permitir a produção flexível e eficiente de carros elétricos e baterias.

“Ao aprimorar nosso portfólio de soluções para a Indústria Digital com a inclusão de inovações nos produtos e tecnologias futuras, estamos ajudando nossos clientes a obter uma vantagem competitiva ainda mais clara em seus setores”, explica Jan Mrosik, CEO da divisão Digital Factory da Siemens. “Isso também inclui métodos modernos de análise de dados por meio de computação de borda ou na nuvem. Com a aquisição da Mendix, agora temos um líder de mercado no desenvolvimento de aplicativos de baixo código. Com a plataforma Mendix aliada às ferramentas e serviços associados, os usuários agora podem gerar seus aplicativos a uma velocidade até dez vezes maior,” afirma o executivo.

Os usuários também terão ao seu dispor o ecossistema em expansão contínua do MindSphere, sistema operacional aberto na nuvem para IoT. As organizações independentes de usuários globais do MindSphere na Europa (Alemanha, Itália) e no sudeste da Ásia (Cingapura) contam atualmente com cerca de 90 usuários entre seus membros.

As inovações nos produtos apresentadas em Hannover incluem a versão mais recente do software NX, aprimorada com recursos de aprendizado de máquina (ML) e inteligência artificial (IA). Esses novos recursos podem prever os próximos passos e atualizar a interface do usuário para ajudar a utilizar o software com mais eficiência e aumentar a produtividade. A Siemens também apresentará sua própria funcionalidade de E-CAD para engenharia de máquinas mecatrônicas e linhas de produção em seu novo módulo Electrical Design.

Novos padrões na tecnologia de controle de processo

“Estamos reformulando a tecnologia de controle de processo e apresentaremos nosso novo e inovador sistema na feira de Hannover”, afirma Eckard Eberle, CEO da unidade de negócios Process Automation. “O novo sistema, totalmente baseado na web, e o conceito de multiusuário para engenharia e operação oferecem aos nossos clientes maneiras totalmente novas e eficientes de trabalhar.”

O novo conceito permite que o conhecimento especializado seja implementado em qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, a inovação no hardware do Simatic PCS 7 permite que os clientes comecem a trabalhar imediatamente com o novo sistema imediatamente. Também é possível utilizar o PlantSight, um sistema que extrai dados de várias fontes diferentes para permitir acesso rápido a informações que antes eram inacessíveis.

A sincronização da planta física com os dados relevantes de engenharia permite a criação de um gêmeo digital do processo de manufatura, conferindo aos operadores da fábrica um alto nível de confiabilidade e qualidade da informação, permitindo prontidão operacional contínua e maior confiabilidade.

Uma outra inovação da Siemens que será apresentada na feira são os novos produtos CloudConnect, desenvolvidos para permitir a transmissão de dados de campo para uma variedade de diferentes plataformas na nuvem.

Conceitos de automação inteligente como base da digitalização

“O nosso portfólio TIA fornece conceitos de automação inteligente que formam a base da digitalização. Além disso, também integramos novas tecnologias, como computação de borda e inteligência artificial ao ecossistema como base para o futuro da automação. A combinação dessas tecnologias com nossos atuais ambientes de software permite novas maneiras de utilizar os dados de produção e, portanto, um aumento significativo na produtividade”, diz Ralf-Michael Franke, CEO da unidade de negócios Digital Factory.

A Siemens apresentará um caso de uso em Hannover, que é a implementação na fábrica da empresa em Amberg. A integração de computação de ponta, inteligência artificial e a plataforma MindSphere já provou ter um valor inestimável na verificação da qualidade de placas de circuito impresso (PCB) usando equipamentos de raios X durante a fabricação de produtos Simatic, permitindo uma redução considerável no número de processos da inspeção final.

As inovações de produtos também incluem uma nova geração de PCs industriais de ponta, equipados com processadores Intel da 8ª geração. Também será apresentado na feira um conceito inovador de drive e controle desenvolvido pela Siemens e Festo, envolvendo a integração do sistema de multiportadoras ao sistema de transferência Bosch Rexroth. Isso permite que os processos de produção em campo, como a fabricação de baterias, sejam projetados para atingir maior flexibilidade e eficiência.

Soluções inovadoras para digitalização na fabricação de máquinas

“A digitalização é indispensável para aumentar a produtividade dos nossos clientes que fabricam máquinas para os diferentes setores. Isso se aplica tanto aos construtores e usuários de máquinas de produção quanto aos compradores de máquinas no campo da manufatura aditiva. São amplas as possibilidades oferecidas pela Siemens em seu portfólio para a Empresa Digital, que incluem aplicativos de computação de borda em tempo real para análise de dados e maior desempenho de ferramentas de máquinas complexas e digitalização abrangente de linhas de produção e fábricas”, diz Wolfgang Heuring, CEO da unidade de negócios Motion Control.

A Siemens apresentará uma série de novas soluções de software na feira para computação de borda e na nuvem, desenvolvidas para incluir análise de dados e aprendizado de máquina e aumentar o desempenho das ferramentas das máquinas.

Além disso, será apresentado na feira o uso integrado de software e tecnologia de controle para manufatura aditiva combinado às ferramentas da máquina e robótica moderna. A digitalização também tem um papel central no campo da tecnologia de drives. Com sua solução Sidrive IQ de digitalização de IoT, a Siemens apresentará aplicativos e serviços desenvolvidos para otimizar os drives, vinculando-os ao MindSphere.

Outros destaques incluem a família de produtos G120X para a indústria de água e saneamento, bombas e ventiladores, e o novo sistema de servomotor Simatic Micro-Drive para a faixa de tensão extra baixa de segurança.

Soluções integradas de energia para operadoras de rede e empresas digitais

As empresas industriais precisam de soluções que permitem o uso econômico da energia gerada automaticamente, o aumento da eficiência energética e o suporte ideal dos processos de produção digital automatizada.

“A transformação digital das empresas industriais só será possível com uma infraestrutura elétrica de projeto adequado. Isso não apenas possibilitará o fornecimento de energia confiável para edifícios, fábricas e máquinas, como também fornecerá dados essenciais para a Internet das Coisas industrial”, afirma Ralf Christian, CEO da divisão de Energy Management.

Em Hannover, a Siemens apresentará inovações para redes elétricas, além de soluções para o fornecimento de energia inteligente e sustentável para instalações industriais e de infraestrutura. Os visitantes da feira poderão testar a integração perfeita da distribuição de energia em ambientes de automação digital usando novos sistemas e ferramentas inteligentes, alguns deles diretamente conectados ao MindSphere.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*