Capa » Notícias » Bola da Copa recebe nome comemorativo especial: Telstar
Bola da Copa recebe nome comemorativo especial: Telstar

Bola da Copa recebe nome comemorativo especial: Telstar

Neste ano, a Copa do Mundo será sediada na Rússia. A bola utilizada durante todo o campeonato sempre recebe um nome comemorativo especial e representativo tanto ao país quanto para o mundo. Desta vez, o nome será Telstar.

Essa história tem início na Copa de 1970 no México, quando foi elaborado um novo conceito de bola para o esporte. A Copa de 70 foi transmitida com qualidade de imagem para as televisões do mundo todo pela primeira vez graças ao satélite Telstar, que foi o primeiro satélite de comunicação civil lançado pelos soviéticos anos antes.

 Na Copa do México foi projetado um novo conceito de bola para o esporte. A televisão ainda era uma novidade na época, sem cores e por isso utilizar a bola com uma coloração listrada e escura como o marrom que era comum não ficaria visualmente bom para quem assistiria. Por isso, a empresa responsável criou um novo padrão composto por 12 gomos pentagonais pretos e 20 gomos hexagonais brancos. Seu design com gomos pintados em preto e branco foi projetado principalmente para as transmissões dos jogos e hoje é um signo no imaginário de todos quando pensa-se em “bola de futebol”.

A empresa Telstar leva o mesmo nome do satélite por toda a representatividade e pelo marco histórico, proporcionado a todos graças ao pioneirismo em seu lançamento em meados dos anos de 1960.

 A Telstar será vista pelo mundo todo a partir desta quinta-feira, quando terá início a Copa do Mundo 2018 na Rússia.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*