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Unilever prioriza gestão de resíduos

Companhia promove debate sobre gestão responsável de resíduos e reforça papel de toda a sociedade em fomentar a reciclagem e construir as bases para uma economia circular.

Fernando Fernandez, presidente da Unilever Brasil, recebeu, sexta-feira (18), especialistas em gestão de resíduos e na cadeia de reciclagem de plástico para debater a questão e encontrar possíveis caminhos para melhorias. Os dados comprovam que há muito a ser feito. Estudo da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) mostra que o índice de reciclagem das embalagens plásticas pós consumo está em torno de 26%* no Brasil. No mundo, estima-se que esse índice seja de 14% (Fonte: Ellen MacArthur Foundation).

Ciente da responsabilidade da Unilever como agente mobilizador e transformador, Fernandez abriu o evento chamando a atenção para os desafios futuros e para a importância do comprometimento de toda a sociedade para solucioná-los. Segundo o executivo, “o sucesso dependerá do trabalho conjunto de todos os atores sociais para que seja possível alcançar a escala de mudança necessária.  Isso quer dizer que teremos que ser mais inclusivos, colaborativos e construir valores e objetivos em comum”. O presidente da Unilever também chamou atenção para o fato de mais da metade dos brasileiros estarem dispostos a comprar produtos sustentáveis.

Painel “Ideias circulares: obstáculos e soluções na cadeia brasileira de reciclagem”

Participaram do painel de discussão Andre Vilhena, diretor executivo do CEMPRE; Elisa Prado, idealizadora da campanha “Separe. Não pare”; Leandro Fraga Guimarães, professor doutor da FIA; Rejane Pieratti, Secretária de Articulação Institucional do Ministério do Meio Ambiente e Ricardo Hajaj, conselheiro da Abiplast e diretor do Sindiplast.

No debate, Andre reforçou que o fato da reciclagem pós-consumo ser um enorme desafio e que a forma como a Unilever vem fazendo, principalmente no que diz respeito às novas embalagens, é inovadora. Essa também foi a opinião do professor Leandro: “A maneira como a Unilever está realizando as mudanças em algumas de suas embalagens serve como meio de conscientização da sociedade, além de ser importante para impulsionar a cadeia de reciclagem”.

Ricardo defendeu a necessidade de ter mais iniciativas tanto de grandes empresas como do governo em relação ao tema. “Somente assim será possível conquistar uma gestão mais responsável dos resíduos pós-consumo”, defende o conselheiro da Abiplast. Por sua vez, Rejane destacou o fato de já ser possível perceber uma aceitação melhor dos consumidores com embalagens recicladas e frisou que o papel do governo neste contexto é promover iniciativas que estimulem a coleta seletiva e garantir que o lixo produzido diariamente pela sociedade tenha destinação correta.

Os painelistas foram unânimes em defender uma conscientização mais profunda de toda a população, que gere mudanças de hábito consistentes, que realmente tragam impacto positivo. Como lembrou Elisa, “separar o lixo é uma tarefe simples e que pode fazer toda a diferença”.

Na ocasião, a Unilever também apresentou iniciativas das marcas para enfrentar a questão:

INICIATIVAS DAS MARCAS –  SEDA, TRESEMMÉ, DOVE, OMO

OMO – POR UM PLANETA MAIS LIMPO

Na categoria de Cuidados com a Casa, OMO, marca presente em 75% dos lares brasileiros, lidera o trabalho na conscientização dos consumidores pela importância de uma atitude mais sustentável e de escolhas mais conscientes no dia a dia, assim como sobre o impacto do resíduo de plásticos. Por isso, criou o projeto “Por um Planeta mais Limpo”, que possui três frentes:

  • Inovação Sustentável: investir em uma agenda de inovações para oferecer produtos que gerem cada vez menos impacto ao meio ambiente;
  • Ícones nas embalagens: Comunicar na embalagem, de maneira clara e eficiente, os atributos sustentáveis de cada produto facilitando, assim, a escolha dos consumidores;
  • Orientar e engajar: Mostrar ao consumidor a importância do seu engajamento e como pequenas atitudes fazem a diferença por meio de ampla campanha nos meios digitais.

Os primeiros resultados deste projeto serão apresentados, ainda em 2018, por meio de duas grandes iniciativas:

  1. Embalagem de OMO Multiação Líquido com plástico reciclado. Por meio da inclusão de plástico reciclado nas garrafas da linha Multiação, a marca passa a contribuir na redução da demanda por plástico virgem, deixando de usar mais de 500/tons por ano no processo de fabricação. A iniciativa fomenta a cadeia de plástico reciclável;
  2. O novo OMO refil para Diluir é um produto 6 vezes concentrado que, por esta razão, utiliza 75% menos plástico na embalagem. Basta a consumidora diluir o produto com a quantidade informada de água e utilizar.

Na categoria de Cuidados Pessoais, são as marcas de produtos para cabelos que iniciam a agenda de redução de resíduos sólidos ao incluir materiais reciclados em suas embalagens e manter a reciclabilidade das mesmas em 100%.

SEDA – EMBALAGEM COM 1/3 DE PLÁSTICO RECICLADO

  • Lançamento dos frascos do Shampoo Seda Pretos Luminosos feito com pelo menos 1/3 de plástico reciclado pós-consumo, além de serem 100% recicláveis. Com a iniciativa, a cada 10 toneladas de plástico usados para produzir os frascos de shampoo, pelo menos três são de plástico reaproveitado proveniente de resíduos descartados pelos consumidores.

TRESemmé

  • Relançamento de todo o portfólio da marca com novas embalagens que utilizam 20% menos plástico em comparação às embalagens atuais;
  • Com esta mudança, a nova embalagem de TRESemmé passa a ser uma das mais leves do mercado, além de deixar de utilizar 382 toneladas de plástico por ano. O volume de plástico economizado equivale a 2,4 piscinas olímpicas cheia de frascos;
  • Essa redução também representa menos 281 caminhões rodando nas cidades ao longo do ano e, consequentemente, menos emissão de CO2.

DOVE

  • Lançamento dos condicionadores em tubos feitos com 100% de plástico verde, proveniente da cana-de-açúcar, contribuindo assim para a redução dos gases GHG.

Sobre a Unilever

A Unilever é uma líder mundial na comercialização de produtos alimentícios, de limpeza doméstica, de cuidados pessoais com vendas em mais de 190 países, alcançando 2,5 bilhões de consumidores por dia. A empresa tem 161 mil funcionários e gerou vendas de € 53.7 bilhões no ano de 2017. Mais da metade (57%) da pegada da empresa se encontra nos mercados emergentes e em desenvolvimento. A Unilever possui mais de 400 marcas, que são encontradas em domicílios ao redor do mundo.

No seu Plano de Sustentabilidade a Unilever se compromete a:

– Ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar até 2020.

– Reduzir pela metade o impacto ambiental de nossos produtos até o ano 2030.

– Melhorar as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas até o ano 2020.

O USLP cria valor ao estimular o crescimento e a confiança, eliminando custos e reduzindo riscos. As marcas de vida sustentável da empresa estão crescendo 50% mais rápido que o resto do negócio e entregaram mais de 60% do crescimento da empresa em 2016.

A Unilever ocupou o primeiro lugar em seu setor no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2017. No índice FTSE4Good, obteve a pontuação ambiental máxima de 5. Liderou a relação de Líderes Globais em Sustentabilidade Corporativa na pesquisa anual GlobeScan/SustainAbility 2017 pelo sétimo ano consecutivo e alcançou quatro ratings A em Mudanças Climáticas, Água, Florestas e Envolvimento de Fornecedores no relatório da Rede Global de Sustentabilidade 2018 da CDP. A Unilever comprometeu-se a tornar-se positiva em termos de carbono em suas operações até 2030 e a garantir que 100% de suas embalagens plásticas sejam totalmente reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.

No Brasil, há 89 anos, os produtos da Unilever são encontrados em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Arisco, Axe, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuoy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, VIM, entre outras.

Para obter mais informações sobre a Unilever e suas marcas, acesse www.unilever.com.br

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