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Solução inovadora é apresentada na FCE Cosmetique

A FCE Cosmetique, encontro mais esperado pela indústria cosmética da América Latina, abriu suas portas na terça-feira, dia 22. O evento vai até esta quinta-feira, dia 24.

Debate sobre tecnologia e consumidor do futuro marca Congresso ABC de Cosmetologia

No primeiro dia de FCE Cosmetique, no São Paulo Expo, aconteceu também a abertura do Congresso da Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC). A série de palestras reúne os principais líderes do segmento para debater os desafios tecnológicos e o consumidor do futuro até o dia 24.
Em sua 31ª edição, o Congresso trouxe para o evento John Jiménez, farmacêutico e cientista-sênior da Belcorp. O peruano defende que, em toda a indústria latino-americana, o principal desafio atualmente é a velocidade de inovação. “Os mercados são muito competitivos”, explica. “Precisamos estar na vanguarda da informação. O congresso é uma iniciativa em direção a isso”. Jiménez veio acompanhado do famoso dançarino colombiano Jaime “Mito” Rincón, cuja apresentação aborda duas tendências da área cosmética: a sustentabilidade e os produtos genderless, ou seja, aqueles que são designados especificamente para mulheres ou homens. “Temos um estudo de neurociência aplicada sobre como traduzir um perfume em dança. É algo totalmente novo na indústria”, ressalta.
Indústrias cosméticas terceirizam envase e outros processos
Terceirização na produção de cosméticos e outros produtos é tendência que movimenta a FCE Cosmetique e FCE Pharma desde seu primeiro dia. A Arcade Beauty, por exemplo é expositora que atende companhias como Avon, Boticário, L’Occitane, entre outras, como verdadeira “extensão de suas fábricas” nas palavras da diretora industrial Maria Isabel Luz. “Contamos com equipamentos para fazer envase de sachês, bisnagas, frascos e potes. Também envasamos blísteres para tratamento facial, corporal e capilar e até mesmo para maquiagem, com possibilidade de desenvolvimento de moldes exclusivos”.
Mas a prestação de serviços para outras indústrias só é possível com o equipamento correto, e a feira também conta com companhias como a Almapal, que tem seus carros-chefe apresentados pela diretora executiva Mariela Palacios. “Esse ano, trazemos a Protab 300, uma máquina compressora da ACG fabricada na Índia, que já fica no Brasil para ser vendida. Normalmente, vendemos logo após a feira. Outra que vale a pena mencionar é a autoclave Högner, equipamento que todo mundo precisa. Temos protótipo e estamos prontos para atender indústrias farmacêuticas, cosméticas, e até nutracêuticas”.
Victória Romano, que possui marca própria de cosméticos, a Hey Pretty, é uma das visitantes que busca soluções para sua produção. “A marca é nova no mercado então vim buscar parceiros e novidade. Sempre venho à FCE Cosmetique, pois é um ponto de atualização. Já vi novidades que com certeza quero colocar na minha linha, coisas que são tendências lá fora, mas que não possuíam fornecedores aqui, em segmentos como cosméticos verdes e veganos, inovação em cores, todo tipo de coisa”.
Referência em segmento de  embalagens, Antilhas apresenta produtos ‘premiunizados’
A Antilhas, uma das líderes mundiais em produção de embalagens para o ramo cosmético – entre seus principais clientes estão Natura, Avon, Boticário e L’Occitane –iniciou sua passagem pela FCE Cosmetique deste ano a todo vapor. “Dos segmentos em que atuamos hoje, o cosmético é o mais expressivo. Hoje, ele representa cerca de 60%, 70% do nosso negócio”, conta o gerente de vendas João Elcio Luongo Junior.
“Nosso principal foco é oferecer uma embalagem cujo valor agregado ao produto é percebido pelo consumidor – e que também não seja imediatamente descartável”. Entre os benefícios das embalagens “flat” que oferecem no estande, está a possibilidade de economia de até 80% no frete, já que as embalagens ocupam menos espaço na logística.
Produto derivado da beterraba ajuda no combate ao frizz e danos capilares
Elaine Scarelli, líder regional de home e personal care da Dupont, palestrou neste primeiro dia de evento sobre o gene care USMSBA, um ingrediente 100% natural produzido pela Dupont – e que ajuda no combate ao frizz e danos capilares, o que o torna essencial ao mercado brasileiro.
“Esse ingrediente fortalece o cabelo. A gente fala sobre alinhamento, condicionamento dos fios para trazer um aspecto mais saudável e todas essas características. No entanto, elas estão atreladas à uma tendência de se ter o cabelo mais saudável. E não dá para falar disso sem mencionar o couro cabeludo.
Scarelli conta que o produto, à base de Trimethylglycine faz com que o cabelo seja hidratado corretamente, para assim nascer saudável e assim ficar. “Ele tem todo tipo de certificação, o que hoje em dia é utilizado em produtos naturais, orgânicos e veganos.”
Pitágoras Fonseca Santos, químico industrial representando a Flor do Brasil, empresa de cosméticos naturais, assistiu à palestra da profissional da Dupont e saiu dela com contatos para aderir ao uso do produto. “A palestra foi muito boa, técnica e objetiva. Por mais que eu seja químico, pude compreender tudo; acredito também que pessoas que não possuem os conhecimentos técnicos também conseguiram absorver o conteúdo.”

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